Depois de umas “fériazinhas forçadas” que trazem muitas novidades (que vocês vão conhecer em breve), estamos de volta com tudo: agora falamos com vocês mais vezes por aqui e via twitter no @tathianalopes.
E para celebrar as boas novas, segue um artigo do Will.I.Am que saiu no AdAge, republicado (e traduzido) pelo Meio e Mensagem. Achamos super importante compartilhar, antes tarde do que nunca, já que estamos sumidinhos e isso aconteceu no Festival de Cannes, mas adoramos (e assinamos embaixo) tudo o que foi dito por ele!

What Does ‘Communiting’ Mean???
Musician Will.i.Am Challenges Marketers to ‘Make Conversations, Not Ads’
Seja lá o que você pense sobre o futuro dos negócios… Seja lá o que você acha que a sua marca significa para as massas… ou qual for a sua estratégia de marketing para a juventude… Uma coisa é certa: estamos no meio de uma mudança épica… Sob alguns aspectos, parece que voltamos ao Século XVII, quando todos estavam na corrida para descobrir o novo mundo… O google são os franceses… O twitter são os espanhóis… A microsoft são os holandeses… Os malucos da apple são os portugueses… Os oceanos são a internet e os computadores e softwares são os navios… E todos eles estão navegando para encontrar e conquistar novas terras…
A mudança está acontecendo por todas as partes… Na política por todo o mundo… No âmbito corporativo… No ramo do entretenimento… Nas fábricas… Os setores da economia e as marcas têm que se perguntar: Por que isto está acontecendo? O que é a causa disto? Se você não se perguntar, não será capaz de se manter relevante quando a energia da Transformação terminar…
Novos tempos demandam novas ideias… Olhar para o passado não é uma forma de garantir um futuro… Repare nos filmes: Há um novo “planeta dos macacos”, um remake de “conan, o bárbaro” Enquanto na TV, há as novas “panteras” e um novo “hawaii 5-0”… É como se tivéssemos perdido a capacidade de imaginar… Teriam desaparecido todas as mentes criativas? ou… Quem foi que parou de investir nos sonhadores?
A indústria da música continua a vender discos de plásticos. Também conhecidos como álbuns – quando os atuais fãs de música compram ou escutam músicas direto da internet ou por meio de seus celulares… O presente gira em torno do acesso à representação física do consciente coletivo… Antigamente, a consciência coletiva era um conceito… Hoje em dia, a consciência coletiva está no seu smartphone e se chama twitter… O twitter é a representação física da consciência coletiva, pela qual pode-se conectar com a consciência de milhões… Você não precisa adivinhar o que se passa na cabeça das pessoas… As pessoas estão conectadas…
Para se manter relevante, você ou o seu negócio ou a sua marca precisam ser parte desta conexão… É preciso participar das conversas… Ou mesmo começar as conversas… É preciso inventar ou amplificar culturas… Marcas precisam ouvir a comunidade… Pense nos setores da economia que estão prosperando e naqueles que estão tendo prejuízo… Muitos dos que estão no prejuízo têm apostado nos comerciais de TV e ainda não encontraram novos maneiras de ofertar seus produtos… Os que estão prosperando não têm comerciais mas ainda assim são bem-sucedidos…
Qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do facebook?
Qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do zynga?
Qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do twitter?
Ou de algum outro negócio em ascensão que reúna comunidades?
Há todo um novo conceito de marcas e negócios que reúnem comunidades… Você não precisa utilizar os canais tradicionais para o marketing e a publicidade Hoje em dia, você precisa transformar um momento em uma força e uma força em um movimento que não pode ser realizado em um comercial de 30 segundos. É preciso iniciar uma conversa com seus consumidores. Então, digo eu, CRIE CONVERSAS E NÃO ANÚNCIOS…
Em 2011, se você quer encontrar seus consumidores, não pode fazer negócios como se estivéssemos em 1991 ou mesmo em 2001 especialmente no mercado para jovens… O que prendia a sua atenção ontem não vai mais prender a sua atenção hoje ou amanhã… Práticas antigas não resolverão problemas do presente ou do futuro… Os empresários antes iam onde o dinheiro estava. Atualmente, para ter um negócio, é preciso ir onde estão as pessoas.
Pessoas tem o poder de acabar com as marcas ou fazer delas um sucesso. Penso que deveríamos evoluir do marketing para o COMMUNITING… Temos comercializado tanto que temos matado as comunidades… Temos comercializado tanto que temos feito mal aos nossos clientes… Temos que conduzir os negócios de uma forma que dê condições e sustente as comunidades… COMMUNITING tem a ver com a COMUNICAÇÃO entre pessoas e companhias que dão condições e sustentam uma COMUNIDADE… O COMÉRCIO está nas intersecções dos relacionamentos entre as pessoas e as empresas.
COMMUNITING será o novo padrão: Se o seu anúncio, plano de marketing ou comunicação não acrescenta, remodela, dá condições ou fortalece a comunidade, então não o leve adiante.
Por Will.i.Am,
Do Advertising Age